Diretor Técnico Médico
Dr. Waldirson B.M. Coelho Nutrologia / Clínica Médica RQE 675 RQE 2270 CRM-MT:2270

Bioestimulaçăo com Plasma Rico em Plaquetas

Bioestimulaçăo com Plasma Rico em Plaquetas

Bioestimulação com Plasma Rico em Plaquetas (PRP)

 

1) O que é PRP?
É quando tiramos sangue da pessoa, centrifugamos, aspiramos o plasma total e aspiramos novamente, concentrando as plaquetas existentes no plasma. Daí o nome PLASMA RICO EM PLAQUETAS. Depois de aspirar a parte rica em plaquetas, colocamos uma substancia que faz ativação das plaquetas. Quando isso acontece, há liberação de fatores de crescimento.

 

2) Porque eu estaria interessado em fatores de crescimento?
Porque os fatores de crescimento estimulam sua produção de colágeno , capacidade de cicatrização cutânea e melhoram absurdamente a qualidade da sua pele. Além disso, quando adicionamos o gluconato ao plasma (substancia que ativa as plaquetas), ele vira um gel que pode ser usado como preenchedor.

 

3) Qual a vantagem de usar o gel de PRP como preenchedor?
O fato de você estar usando um gel feito do seu próprio organismo anula qualquer chance de haver reações alérgicas, aumenta o tempo de efeito do preenchimento e diminui as chances de haver rejeição. Além disso, haverá uma estimulação biológica para seu próprio colágeno ser fabricado, melhorando a qualidade da pele.

 

4) Porque eu nunca li sobre PRP em revistas e jornais???
Porque não é interessante financeiramente para os laboratórios que vendem os produtos de preenchimento existentes no mercado.

 

5) Onde posso me informar mais sobre esse assunto ?
Em literatura médica, nos sites como o do pubmed. Pois o PRP é usado em diversas especialidades além da dermatologia, medicina estética e cirurgia plástica. A odontologia, a ortopedia e a cardiologia também fazem uso do PRP.
Procure no google palavras-chave como: platelet rich plasma, autologus platelet gel, plasma rico em plaquetas.

 

6) Existe alguma contra-indicação?
Tudo na vida tem contra-indicação e o PRP não foge à regra. De uma maneira geral, pessoas com desordens sanguíneas não terão sucesso com essa terapia pois não serão capazes de formar a fibrina. Pessoas que fazem uso de medicação anticoagulante ou que possuem infecção ativa também não são bons candidatos.

Illustration by:

Date:

Category:

Tratamentos