Diretor Técnico Médico
Dr. Waldirson B.M. Coelho Nutrologia / Clínica Médica RQE 675 RQE 2270 CRM-MT:2270

CALORIMETRIA

CALORIMETRIA

A calorimetria indireta é um exame utilizado para medir a taxa metabólica basal (quantidade mínima de calorias de que seu organismo precisa para funcionar) e indicar a situação do seu metabolismo (lento, estável ou acelerado).
O exame é realizado em consultório, dura aproximadamente 20 minutos, e é totalmente indolor.
É necessário que o paciente esteja em repouso, em ambiente calmo e completamente relaxado. Consumo de alimentos, atividade física intensa, situações estressantes e uso de estimulantes (cafeína, por exemplo) podem elevar o metabolismo e devem ser evitados nas 4 horas que antecedem o exame. Durante o procedimento, o paciente é orientado a respirar por um bocal que leva o ar diretamente ao aparelho para que a quantidade de oxigênio eliminada seja medida. Este processo dura de 10 a 15 minutos. Os dados são inseridos em um programa de computador, que irá fornecer a taxa metabólica basal do paciente em Kcal/dia.
O organismo consome uma quantidade fixa de oxigênio a cada caloria oxidada. Pela diferença entre a quantidade de oxigênio no ar inspirado e expirado, o aparelho calcula com precisão quantas calorias o corpo está queimando naquele momento.
Na Clínica Silhueta o exame de Calorimetria Indireta pode ser realizado via Unimed .

Illustration by: makeit

Date: